quarta-feira, 30 de junho de 2010

Web 2.0 - Como utilizá-la na Educação

Ferramentas utilizadas na Web 2.0


Wikis - A palavra é havaiana e significa “rápido”. São páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto; permite a edição coletiva de documentos através da internet. O recurso é muito usado em ambientes de desenvolvimento colaborativo para registrar a evolução dos trabalhos ou para fazer manuais de usuário.

Uso pedagógico

As wikis podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica, na forma de troca de informações em uma escola; como tem a finalidade de uma página comunitária todos podem acessá-la e agregar informações.
Se o professor de uma determinada matéria criar uma wiki com um conteúdo curricular e deixar que os alunos acessem e acrescentem dados e informações, teremos uma ferramenta importante na escola, com material atualizado pelos alunos, isto é uma atividade colaborativa, pode-se ainda, acompanhar tudo o que for alterado na wiki.


Feeds – RSS - Do verbo inglês “alimentar” - Really Simple Syndication em português fica algo como “distribuição realmente simples”;
o alimentador de notícias, serve para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado o assinante do feed poderá lê-lo do seu agregador (programas que são vistos de forma final pelo usuário, receptores de RSS-feed - ; visualizando as novas informações em uma só página no mesmo momento em que a atualização é feita. Os conteúdos, aparecem destacados por título, página, descrição da informação, data, autor, entre outras formas.

Uso pedagógico

O feed-RSS tem utilidade como ferramenta pedagógica, pois, você pode se cadastrar em vários canais de notícias, informativos, podendo receber as informações em um só local, por exemplo, você pode cadastrar vários blogs importantes para sua escola e toda vez que tiver uma atualização você será avisado sem que tenha que entrar em todos eles.

6 comentários:

  1. Nancy

    Gostei muito de como você colocou o uso dos feed-RSS como ferramenta pedagógica. Nunca utilizei, vou passar a olha-los com outros olhos. rs
    Bjs
    Lilian Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Estou num processo de conhecer as diversas possibilidades que temos para trabalhar as novas tecnologias com nossos alunos e saber extrair delas as melhores estratégias para um aprendizado mais satisfatório.
    Vou tambem me aprofundar nestas suas sugestões.
    parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Lilian e Marilene, obrigado por visitarem meu blog; estou aprendendo muito com vocês.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nancy!
    Parabéns pela Iniciativa! Eu também sou professora e mantenho dois blogs na Educação: um desde 2004 e outro desde 2006. Quando der me faça uma visitinha. Já vou me tornar sua seguidora. Abração,
    Josete

    ResponderExcluir
  5. Olá Josete, obrigado pelo incentivo, estou apenas começando e vou fazer uma visita ao seu blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Nancy, passei por aqui para retribuir sua visita em meu blog. Apareça sempre que precisar. COnheça meu outro blog. minhacaixamagica.blogspot.com

    ResponderExcluir